Empreender no Brasil é um desafio, principalmente no ramo das corretoras. Além de focar na prestação de um serviço diferenciado, é preciso gerenciar pessoas, processos e ainda as contas da empresa. Nesse cenário, ganha importância a assessoria em contabilidade para corretores de imóveis.

Além de garantir o cumprimento de todas as obrigações com o Fisco da maneira adequada, também é possível optar pelo regime tributário mais interessante, reduzir a carga dos impostos, registrar o faturamento e as despesas de maneira organizada e ainda efetuar as folhas de pagamento dos funcionários conforme a lei, de maneira descomplicada.

Quer entender de fato qual a importância da contabilidade para corretores de imóveis? Explicamos abaixo os principais processos burocráticos que podem ser otimizados. Veja!

Abertura da imobiliária

Para abrir uma imobiliária é preciso, além de conhecimentos do nicho de mercado, criar um plano de negócios bem estruturado. É necessário definir localização da empresa (ponto de fácil acesso e preferencialmente com opções de estacionamento) e adquirir os equipamentos para trabalho (computadores e telefones, mesa de reunião etc).

Além disso, segundo a Lei 6.530/1978, regulamentada pelo Decreto 81.871/1978, o responsável e demais corretores que atuarão na empresa precisam estar inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da região em situação atualizada.

Também é essencial cadastrar a imobiliária junto à Prefeitura local, recolher as taxas requisitadas e arcar mensalmente com o ISS, Imposto Sobre Serviço. Contar com uma assessoria contábil faz toda a diferença, já que assegura o cumprimento da legislação por completo.

Escolha do regime tributário

Também é necessário escolher o regime tributário. No Brasil, micro e pequenas empresas de diferentes ramos de atuação podem enquadrar no Simples Nacional, regime que recolhe impostos de maneira unificada.

A atividade de corretagem de imóveis é uma das permitidas para enquadramento no Simples Nacional.

Entretanto, para ser optante pelo Simples e de fato obter todas as vantagens oferecidas pelo regime é imprescindível contar com a consultoria de uma empresa de contabilidade. A lei está em constante atualização, as alíquotas, dados e processos mudam a todo momento. Errar com o Fisco é grave e pode prejudicar muito o empresário.

Declaração de imposto de renda

O envio da declaração de imposto de renda sempre gera dúvidas. Devo escolher a forma simplificada ou completa? Como declarar os recebimentos de pessoa física? E de pessoa jurídica?

Cada caso é um caso, e, para ter a certeza de optar pela melhor modalidade de envio, o maior valor de restituição e ainda garantir a declaração correta de todas as informações, é essencial contar com um contador experiente. Assim, você fica em dia com o Leão e escapa da malha fina.

Envio do DIMOB

O Dimob, ou Declaração das Informações sobre Atividades Imobiliárias, é uma obrigação acessória anual que precisa ser entregue à Receita Federal via Certificado Digital todos os anos. Ela tem  natureza fiscalizatória, e segue prazos e multas em casos de atrasos. Todos os dados devem ser repassados conforme valor de nota fiscal, preenchidos corretamente.

Seja para abertura de imobiliária, escolha do regime tributário, declaração de impostos de renda, envio do DIMOB ou mesmo auxílio no gerenciamento mensal da empresa, contar com um escritório de contabilidade para corretores de imóveis faz toda diferença para o cumprimento das obrigações.

Agora que você já sabe da importância de contar com um escritório de contabilidade no gerenciamento da sua corretora de imóveis, que tal entrar em contato conosco? Somos a Virtude Contabilidade e prestamos assessoria e consultoria contábil em toda a Região metropolitana de Belo Horizonte!